Abertas inscrições para o SISU 2019; veja como participar da seleção

22 de janeiro de 2019

Atualizações em 24 e 28/01/2019 – O Sistema de Seleção Unificada (SISU) abriu, nesta terça-feira (22), inscrições para cursos de graduação em universidades públicas de todo o país. O período de inscrição vai até o próximo domingo (27). Inicialmente as inscrições se encerrariam na sexta-feira (25), mas devido a instabilidades no sistema o Ministério da Educação anunciou, na quinta-feira (24), a prorrogação das inscrições até domingo (27).

A Universidade Federal do Ceará (UFC) disponibiliza 6.288 vagas em 110 cursos de graduação no SISU 2019.

A inscrição é feita exclusivamente pela internet, devendo o candidato acessar a página eletrônica do SISU no site do Ministério da Educação (MEC) com o número de inscrição e senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Podem participar da seleção os estudantes que fizeram o Enem 2018 e tiveram nota superior a zero na prova de redação. Ao se inscrever, o candidato deve fazer até duas opções de curso, especificando, em ordem de preferência, a instituição de educação superior pretendida, local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.

Também pela página do Sisu na internet é possível ao candidato acompanhar a inscrição, ter acesso às classificações parciais e notas de corte, ver o resultado final e a lista de aprovados. Outra opção é baixar o aplicativo do Sisu, disponível para Android e iOS.

O resultado dessa etapa será divulgado em 28 de janeiro e os estudantes selecionados na UFC terão os dias 31 de janeiro, 1 e 4 de fevereiro para realizar a matrícula. Os dias, horários e locais de atendimento são definidos de acordo com o curso escolhido.

Lista de Espera – Os candidatos ao SISU que não tiverem sido selecionados na Chamada Regular poderão ingressar na Lista de Espera, cujo prazo de inscrição vai de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. O MEC adiou o início das inscrições, que seria nesta segunda-feira (28).

A partir desta edição, candidatos selecionados na Chamada Regular, em primeira ou segunda opção, não poderão mais participar da Lista de Espera. Outra novidade é que os candidatos não selecionados na Chamada Regular poderão escolher, para a Lista de Espera, a primeira ou a segunda opção informada no período da inscrição. Antes era possível apenas a primeira opção.

Dúvidas são respondidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br.