Disponibilizados Cartões de Confirmação do Enem 2018 com informação dos locais de prova

Data de publicação: 22 de outubro de 2018. Categoria: Notícias

Os mais de 5,5 milhões de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição com a informação do local de prova. O Cartão foi disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) às 10h desta segunda-feira, 22 de outubro. O documento informa o número de inscrição; o local de prova, com endereço e número da sala; as datas e os horários do Exame; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, e recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados.

A consulta ao Cartão de Confirmação da Inscrição pode ser feita pela Página do Participante ou pelo aplicativo do Enem 2018, disponível para download na App Store e na Google Play. É preciso informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Para aqueles que esqueceram a senha, o Inep disponibiliza um passo a passo para recuperação. Todas as informações e links podem ser acessados pelo Site do Enem, no endereço enem.inep.gov.br.

Não é obrigatório levar o Cartão de Confirmação impresso no dia das provas. Para fazer o Enem basta apenas levar documento oficial com foto e caneta esferográfica de tubo transparente. Mas o Inep alerta para os participantes não deixem para acessar o Cartão na véspera da prova. Outra orientação é fazer o trajeto antes do dia do Exame, para verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar ao local de prova, evitando atrasos no dia da aplicação.

Declaração de Comparecimento – Antes de acessar o Cartão, os participantes deverão ler um aviso sobre a Declaração de Comparecimento. O participante que precisar comprovar sua presença na prova deverá imprimir e levar a declaração personalizada, também disponível na Página do Participante. Haverá uma declaração para cada domingo de aplicação. O Cartão de Confirmação só será visualizado após o participante confirmar ter lido o aviso e estar ciente de que é o responsável por levar essa declaração, caso necessite.

Horário de Verão – O Enem 2018 será realizado em 4 e 11 de novembro em 1.725 municípios brasileiros. O primeiro domingo de provas do Enem, 4 de novembro, coincidirá com o início do Horário de Verão. O Enem 2018 segue o Horário Oficial de Brasília em todas as suas edições e, portanto, é tradicionalmente aplicado com quatro fusos horários diferentes.

O que muda em 2018 é que além da diferença dos fusos haverá o Horário de Verão. O Inep alerta para que os participantes se preparem para a mudança. Todos, onde quer que estejam, devem converter o horário local para o Horário de Brasília, que estará dentro da área de vigência do Horário de Verão. De acordo com o Horário Oficial do Brasil, os portões sempre abrem às 12h e fecham às 13h. A prova começa às 13h30. No Ceará, que não entra no Horário de Verão, o candidato deve diminuir uma hora em todos os horários.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep