Cuidado com e-mail fraudulento; não haverá recadastramento no Enem

Data de publicação: 18 de julho de 2014. Categoria: Notícias

Interessados em participar do SiSU 2015, que utilizará a nota do Enem 2014, devem ficar atentos. Há um e-mail fraudulento circulando pela Internet que usa indevidamente o nome do Enem com objetivo de roubar dados e instalar programas maliciosos em computadores. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do Exame, informa que não haverá recadastramento de participantes do Enem e que não existe nenhuma nota sobre o assunto.

Como em diversos e-mails, cujo objetivo é se apropriar de dados de terceiros, os golpistas pedem que as pessoas preencham um formulário com seus dados ou de parentes. O texto mostra isso claramente: “Preencha manualmente o recadastramento passo a passo e normalize já sua situação (repare que algum parente pode ter usado seu email para cadastro de informações). Segue abaixo o link para consulta e regularização do seu cadastro.”

Golpes parecidos com esse são frequentes na Internet, principalmente pela curiosidade que essas mensagens despertam nas pessoas. O ideal é ficar atento, instalar antivírus no computador e não abrir e-mails considerados suspeitos. As informações oficiais sobre o Enem sempre devem ser consultadas junto ao Inep.