Documentação para Matrícula

A matrícula na Universidade Federal do Ceará (UFC) se dá em duas etapas, ambas presenciais: Solicitação de Matrícula e Confirmação Presencial de Matrícula. Confira a documentação necessária em cada uma delas:

Primeira etapa: Solicitação de Matrícula

A Solicitação de Matrícula se dá durante os períodos de matrícula da Chamada Regular do Sisu e das convocações de Lista de Espera, ocasião em que o candidato entrega sua documentação e deixa claro o interesse em estar matriculado na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Todos os documentos devem ser entregues em envelope de 260mm x 360mm (ou semelhante) aberto e identificado com a etiqueta impressa a partir do Gerador de Etiquetas. Além da etiqueta, a partir desse link deverá ser gerado e impresso (em duas vias) o Termo de Ciência do candidato. A documentação básica necessária para a Solicitação de Matrícula, exigida é a seguinte:

  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio do candidato (fotocópia simples acompanhada do original, para verificação da autenticidade no local, ou fotocópia autenticada);
  • Documento de identificação oficial do candidato com foto (fotocópia simples acompanhada do original, para verificação da autenticidade no local, ou fotocópia autenticada) [Veja na seção de Perguntas Frequentes os documentos aceitos];
  • Comprovante de situação cadastral regular no CPF (Cadastro de Pessoa Física) do candidato, original impresso a partir do site da Receita Federal do Brasil;
  • Comprovante de quitação eleitoral, original impresso a partir do site do Tribunal Superior Eleitoral – TSE – apenas para candidatos com 18 anos completos ou mais em 06/10/2018, véspera do primeiro turno da última eleição;
  • Comprovante de quitação com o serviço militar (fotocópia simples acompanhada do original, para verificação da autenticidade no local, ou fotocópia autenticada) – apenas para homens com 18 anos completos ou mais em 31/12/2018 [Veja na seção de Perguntas Frequentes os documentos aceitos];
  • Termo de Ciência do candidato, impresso em duas vias a partir do gerador de etiquetas (para suplentes será gerado em substituição ao Termo o Requerimento de Inscrição).

Além dos documentos listados acima, os candidatos cotistas precisam entregar documentação complementar que comprove sua condição de concorrer na reserva de vagas. Verifique a lista completa por classe de cotas.

No caso de Solicitação de Matrícula por procuração, além dos documentos acima mencionados, o procurador deverá adicionar a seguinte documentação:

  • Original da procuração pública estabelecida em cartório, que ficará retida na Universidade;
  • Documento de identificação oficial do procurador com foto (fotocópia simples acompanhada do original, para verificação da autenticidade no local, ou fotocópia autenticada).

Caso o candidato seja menor de idade e não possa comparecer à data marcada para a Solicitação de Matrícula, pai, mãe ou responsável legal pelo candidato poderá solicitá-la sem procuração.

Segunda etapa: Confirmação Presencial de Matrícula

Na Confirmação Presencial de Matrícula, o estudante deve apresentar documento de identificação oficial com foto (ou fotocópia autenticada), no momento da assinatura da Ata de Confirmação Presencial de Matrícula.

No caso de Confirmação Presencial de Matrícula por procuração, o procurador legalmente constituído deverá apresentar fotocópias simples de documento de identificação oficial com foto tanto do candidato quanto do procurador, acompanhadas do original, para verificação da autenticidade no local (ou fotocópias autenticada). A procuração deverá ser original estabelecida em cartório e ficará retida na Universidade.

Caso o candidato seja menor de idade e não possa comparecer à data marcada para a Confirmação Presencial de Matrícula, pai, mãe ou responsável legal pelo candidato poderá solicitá-la sem procuração.

IMPORTANTE: Com exceção de procuração, nenhum documento original deve ser deixado na Universidade