Edital de Lista de Espera é divulgado; atente às mudanças no processo

Data de publicação: 12 de fevereiro de 2014. Categoria: Notícias

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Ceará (UFC) divulgou o Edital nº 04/2014, de Chamada de Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) na Instituição. Em 2014, o processo passará por algumas mudanças, sendo a principal delas o fim da chamada nominal oral de candidatos com hora marcada. Haverá ainda a formação de Cadastro de Reserva com candidatos suplentes, que poderão ocupar possíveis vagas não preenchidas pelos classificados.

A primeira convocação acontecerá de 17 a 19 de fevereiro, de 8h30min às 11h30min e de 14h às 17h, de acordo com o curso. Isso significa que não haverá mais reuniões com chamada nominal, o que permitirá que o candidato entregue a documentação e efetue a matrícula com mais tranquilidade no dia e período (manhã ou tarde) destinados às matrículas do seu curso. Os candidatos devem conferir os cronogramas de cada curso, por campus.

“Antes os candidatos tinham que comparecer no horário pontualmente, pois as portas eram fechadas, e um minuto atrasado significava exclusão do SiSU. Agora o processo ficará mais confortável para o candidato”, explica o Prof. Miguel Franklin, coordenador do SiSU na UFC. Os candidatos já podem conferir o quantitativo de vagas por curso na mesma página. A Coordenação do SiSU na UFC trabalha para divulgar a lista nominal de candidatos nesta quinta-feira (13).

Na Chamada de Lista de Espera, poderão ser convocados mais candidatos do que o número de vagas existentes, de modo a formar um Cadastro de Reserva com candidatos suplentes. A criação ou não desse Cadastro de Reserva pode variar de curso para curso, de acordo com o histórico de preenchimento de vagas e a expectativa de vagas remanescentes. Esses candidatos suplentes também devem comparecer durante a convocação para manifestar interesse na vaga.

Os candidatos convocados, tanto os classificados no limite de vagas quando os suplentes do Cadastro de Reserva, deverão apresentar a documentação necessária, nos locais de Pré-Matrícula. Em Fortaleza, o procedimento será realizado na Coordenadoria de Concursos (CCV), no Campus do Pici, que também receberá os candidatos dos recém-criados campi de Russas e Crateús. Em Sobral e Quixadá, deve-se procurar as diretorias dos respectivos campi.

O direito à ocupação das vagas não será definido, em nenhuma hipótese, pela ordem de chegada dos candidatos convocados ao local da recepção dos documentos. O único critério é o resultado obtido pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2013, considerando-se a ordem de classificação no SiSU referente a curso, formação, turno e classe de concorrência. Portanto, os candidatos podem buscar sua matrícula com calma, desde que dentro do prazo estipulado.

O candidato que for convocado, seja como classificado ou como suplente, mas não comparecer para apresentação de documentos no prazo e local indicados, não será incluído no Cadastro de Reserva e nem em eventuais convocações posteriores. Após o prazo de convocação, a Prograd divulgará a lista nominal dos candidatos aprovados que foram pré-matriculados e os eventuais candidatos suplentes para vagas deixadas pelos aprovados ausentes.

A Lista de Espera tem como objetivo a ocupação de vagas remanescentes das duas chamadas regulares do SiSU ou oriundas de eventuais desistências nos cursos de graduação presenciais oferecidos pela UFC e pela UFCA. Participam apenas os candidatos que não foram classificados na primeira opção de curso e que registraram interesse de participar da Lista de Espera desse mesmo curso no SiSU.

COTISTAS – Caso haja vagas reservadas para as classes cotas não ocupadas nas duas chamadas regulares do SiSU, estas continuarão resguardadas aos candidatos inscritos nas respectivas classes de cotas. Serão usadas diferentes Listas de Espera, por classe de cota. Aqueles não convocados em suas respectivas reservas de vagas serão considerados aptos a concorrer na Lista de Espera da Ampla Concorrência.

Além dos documentos básicos exigidos de todos, os candidatos às cotas deverão entregar documentação comprobatória, de acordo com a classe de cota de concorrência. Esses candidatos só serão considerados pré-matriculados e aptos a ocupar suas vagas após a análise e aprovação da documentação comprobatória. As datas serão divulgadas posteriormente.

Assim como ocorreu nas duas chamadas regulares do SiSU, os candidatos convocados nas reservas de vagas L1 e L2 (que consideram o critério socioeconômico) poderão requerer procurador na Universidade para sua Solicitação de Matrícula (caso seja classificado) ou sua candidatura à suplência (se figurado como suplente). O estudante deverá encaminhar, no prazo futuramente estipulado, os documentos digitalizados por meio do seguinte correio eletrônico: ingresso-sisu@progradufc.br.

Todas as normas da Chamada de Lista de Espera valem também para a Universidade Federal do Cariri (UFCA), criada em junho de 2013, mas ainda tutelada pela UFC. Para se manter atualizado sobre as convocações nas duas instituições, o candidato deverá acompanhar o site do SiSU na UFC.