Inscrições para o Sisu 2018 estão abertas até sexta-feira (26)

Data de publicação: 18 de janeiro de 2018. Categoria: Notícias

A abertura das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi antecipada para 23 de janeiro e vai até o próximo dia 26. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, nesta quinta-feira (18), durante coletiva de imprensa em que foi divulgado o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017.

“Nós recebemos muitas demandas de jovens, estudantes e educadores com relação ao prazo do Sisu. Como conseguimos adiantar em um dia a divulgação do resultado do Enem, também estamos adiantando a abertura do Sisu”, explicou Mendonça Filho, lembrando que, inicialmente, as inscrições começariam no próximo dia 29 de janeiro e iriam até às 23h59 de 1º de fevereiro.

No total, são 239.601 oportunidades em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. A Universidade Federal do Ceará (UFC) ofertará 6.288 vagas no Sisu 2018.

Com relação à segunda etapa do Sisu, o prazo será de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. “Essa é a fase de preparação das matrículas. Os editais e a programação das universidades, evidentemente, não cabe ao MEC alterar. Cada uma tem a sua responsabilidade e a sua competência legal”, afirmou Mendonça Filho. Na UFC, a  solicitação de matrícula será realizada nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro.

O Sisu é o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Enem. O processo ocorre duas vezes por ano e cada candidato pode fazer até duas opções de curso. Podem concorrer estudantes que tenham feito o Enem 2017 e obtido nota acima de zero na prova de redação.

Resultados do Enem 2017 disponíveis para consulta

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC