Lista de Espera: o que muda no SISU 2019?

Data de publicação: 18 de janeiro de 2019. Categoria: Notícias

Os estudantes que participarão do Sistema de Seleção Unificada (SISU) devem ficar muito atentos às mudanças na Lista de Espera. O candidato aprovado em qualquer uma de suas duas opções de curso na Chamada Regular não poderá participar da Lista de Espera, mesmo que não solicite matrícula. Até o ano passado, o estudante aprovado em segunda opção, independentemente de efetuar matrícula, poderia se inscrever na Lista de Espera da primeira.

Já o candidato que não for aprovado em nenhuma de suas duas opções de curso poderá escolher se desejará participar da Lista de Espera da primeira ou da segunda opção. Antes, a Lista de Espera era válida somente para a primeira opção.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as mudança visam reduzir o tempo de convocação das Listas de Espera, fazendo com que os estudantes estejam matriculados antes do período letivo.

As inscrições para Lista de Espera deverão ser realizadas, no período de 28 de janeiro a 4 de fevereiro, na página do SISU mantida pelo MEC.

As mudanças foram publicadas no Edital nº 83/2018, do Ministério da Educação, com as regras referentes ao Sisu 1º/2019, bem como o cronograma com as datas de inscrição, resultado, prazo para participação da Lista de Espera e matrícula na instituição de ensino. Podem participar do processo de seleção estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018 e que tenham obtido nota superior a zero na redação.

Dúvidas são respondidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br.