Matrícula na UFC

Quando é divulgado o resultado da solicitação de matrícula?

O resultado da solicitação de matrícula sempre é publicado de acordo com o cronograma de matrículas. É importante que o candidato continue acompanhando as atualizações neste site, no qual constam todas as informações.

Posso fazer matrícula pela internet?

Não. Todas as etapas de matrícula na UFC são presenciais.

Posso fazer matrícula pelos Correios?

Não. Todas as etapas de matrícula na UFC são presenciais.

Posso fazer matrícula por procuração?

Sim. A procuração precisa ser pública, reconhecida em cartório e ficará retida na Universidade. É preciso entregar também fotocópia autenticada do RG do procurador, cujo número deverá constar na procuração. A Coordenação do Sisu na UFC orienta que a documentação do candidato seja encaminhada ao procurador com antecedência, mesmo sem a etiqueta e demais documentos gerados por meio do gerador de documentos, que poderão ser impressos e assinados pelo próprio procurador. Lembra-se ainda que é necessária uma procuração, assim como os respectivos documentos, para cada etapa de matrícula.

Sou menor de idade. Como proceder para realizar minha matrícula?

Não é necessário que o candidato menor de idade esteja acompanhado de responsável em nenhuma das etapas de matrícula da UFC. Caso não possa comparecer à data marcada para a Solicitação de Matrícula, pai, mãe ou responsável legal pelo candidato menor de idade poderá solicitá-la sem procuração.

Fiz minha matrícula. Onde posso saber se vou entrar no primeiro ou segundo semestre?

A informação é disponibilizada nesta página e atualizada após cada chamada do SiSU.

Posso escolher meu semestre de ingresso?

Não. O critério único a ser utilizado para a definição do semestre de ingresso é a classificação final dos candidatos com solicitação de matrícula efetuada, para cada classe de concorrência, curso e turno.

Quando começam as aulas do meu semestre de ingresso?

As datas de início dos semestres letivos podem ser verificadas no Calendário Universitário, disponível no portal da UFC.

Alunos aprovados para o segundo semestre terão que fazer a confirmação presencial de matrícula ainda no primeiro semestre?

Não. A confirmação presencial deve ocorrer no seu semestre de ingresso. Ou seja, se o candidato foi selecionado para o primeiro semestre, deverá confirmar no primeiro semestre, nas datas informadas pela Coordenação do Sisu na UFC. Se foi selecionado para o segundo semestre, fará a confirmação apenas no segundo semestre, conforme consta no termo de ciência.

Como faço matrícula  em disciplinas?

Os ingressantes pelo Sisu são matriculados automaticamente nas disciplinas do primeiro semestre de curso.

Aluno no primeiro semestre pode solicitar trancamento total de matrícula?

O trancamento total pode ser solicitado a qualquer momento, desde que o(a) aluno(a) se enquadre em um dos seguintes casos, ocorridos após a matrícula:

  • Doença atestada pelo Serviço Médico da UFC;
  • Mudança de domicílio para outra cidade;
  • Exercício de emprego, atestado pelo empregador, quando houver concomitância de horários;
  • Obrigação de natureza militar.

No entanto, é importante lembrar que o trancamento não adia o início do curso e que, como aluno irregular, não terá mais prioridade na matrícula das disciplinas nos semestres seguintes.

Aluno no primeiro semestre pode solicitar trancamento parcial de matrícula?

Não.

Não fui aprovado em nenhuma das minhas duas opções de curso. Ainda tenho chance?

Sim. O candidato que não conseguir aprovação em nenhuma de suas opções de curso poderá se inscrever em Lista de Espera para qualquer uma de suas duas opções de curso.

Fui aprovado(a) em uma das duas opções de curso em que me inscrevi. Posso participar da Lista de Espera do outro?

Não. O candidato selecionado em qualquer uma de suas duas opções de curso, independente de solicitar ou não matrícula, não poderá participar de Lista de Espera.

Fui aprovado(a) para a o segundo semestre na UFC. A partir de quando sou considerado aluno da instituição?

O candidato somente é considerado aluno da UFC após a realização das duas etapas de matrícula: Solicitação de Matrícula e Confirmação Presencial de Matrícula.

Se aprovado(a) na UFC, quando devo desistir definitivamente da minha vaga em outra instituição pública de ensino superior ou da minha bolsa Prouni?

Como o candidato somente é considerado aluno do novo curso na UFC após a realização de todas as etapas de matrícula, o limite é a última etapa, a Confirmação Presencial de Matrícula.

Passei no SiSU para a UFC, mas já sou aluno de outra graduação na UFC. O que devo fazer?

Ao efetuar sua matrícula no novo curso, o vínculo anterior com a UFC será automaticamente cancelado.

O aluno pode solicitar aproveitamento de disciplinas cursadas em outra universidade ou na própria UFC?

Sim. O aproveitamento de disciplinas deve ser solicitado na coordenação do curso em que o aluno está ingressando, após a Confirmação Presencial de Matrícula, e passará por avaliação. É necessário apresentar o histórico escolar e os programas dos componentes curriculares cursados. Não serão aproveitados os estudos realizados em curso superior de instituição não autorizada. O estudante pode obter mais informações sobre procedimentos e prazos junto à coordenação de curso.

A escola onde cursei o ensino médio não existe mais e não possuo mais o Certificado de Conclusão. O que devo fazer?

O candidato deve solicitar o documento comprobatório à Secretaria de Educação do seu estado.

Quais documentos oficiais com foto são aceitos para Solicitação de Matrícula e Confirmação Presencial de Matrícula?

  • Cédula de identidade expedida por Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou pela Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.

Atenção! Não são aceitos os seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Certificado de Reservista, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, crachás e identidade funcional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.

O Boletim de Ocorrência da perda/furto/roubo do documento também será aceito.

Quais documentos, além da carteira de reservista, são aceitos para comprovação da quitação militar?

De acordo com o Artigo 209 do do Decreto nº 57.654/1966, do governo federal, são documentos comprobatórios de situação militar:

  • Certificado de Alistamento Militar, nos limites da sua validade;
  • Certificado de Reservista;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Isenção;
  • Certidão de Situação Militar, destinada a: a) comprovar a situação daqueles que perderam os seus postos e patentes ou graduações; b) comprovar a situação dos aspirantes a oficial ou guardas-marinha; c) instruir processo, quando necessário;
  • Carta Patente para oficial da ativa, da reserva e reformado das Forças Armadas ou de corporações consideradas suas reservas;
  • Provisão de reforma, para as praças reformadas;
  • Atestado de Situação Militar, quando necessário, para aqueles que estejam prestando o Serviço Militar, válido apenas durante o ano em que for expedido;
  • Atestado de se encontrar desobrigado do Serviço Militar, até a data da assinatura do termo de opção pela nacionalidade brasileira, no registro civil das pessoas naturais, para aquele que o requerer;
  • Cartão ou Carteira de Identidade: fornecidos por Ministério Militar para os militares da ativa, da reserva remunerada e reformados das Forças Armadas; b) fornecidos por órgão legalmente competente para os componentes das corporações consideradas como reserva das Forças Armadas.