Provas do Enem serão nos dias 24 e 25 de outubro; veja as orientações

Data de publicação: 22 de outubro de 2015. Categoria: Notícias

Neste fim de semana, nos dias 24 e 25 de outubro, acontece em todo o país o Enem 2015. É importante lembrar que a nota é exigida para o ingresso na UFC. Então fique atento às orientações sobre o exame.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo etapa obrigatória para participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A Universidade Federal do Ceará (UFC) oferta 100% de suas vagas de graduação no Sisu, com exceção do curso de Letras-Libras.

O edital do Enem prevê que os portões permaneçam abertos das 12h às 13h e que a prova seja iniciada às 13h30min, segundo o horário oficial de Brasília. Atenção a um detalhe importante: com o início do horário de verão no último domingo (18) e também devido aos diferentes fusos horários existentes no Brasil, o candidato deve saber com clareza quais serão os horários de abertura dos portões e de início das provas nos estados onde participará do exame.

Na região Nordeste e parte do Centro Oeste, por exemplo, que não participam do horário de verão, os estudantes devem se planejar para uma hora antes do previsto no edital. Ou seja, os portões estarão abertos das 11h às 12h, e a prova terá início às 12h30min. Os estados do Norte contam com fusos horários diferentes. O ideal é conferir no site do Ministério da Educação (MEC) os horários referentes ao estado onde fará a prova.

Acesse o site do MEC para conferir os horários referentes ao seu local de prova

Nos dias do Exame, o candidato deverá ter em mãos, obrigatoriamente, um documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta na cor preta, fabricada em material transparente. O cartão de confirmação da inscrição impresso, que pode ser encontrado no site do Enem, não é um item exigido, mas é recomendável que o participante também o leve.

O  uso de dispositivos eletrônicos (como celular e calculadora), óculos escuros, artigos de chapelaria (boné, gorro, por exemplo), lápis/lapiseira, caneta de material não transparente, borrachas, livros e anotações dentro da sala onde está sendo realizado o exame poderá levar à eliminação imediata do candidato. A consulta ou comunicação entre participantes durante a realização da prova também é estritamente proibida.

Os candidatos farão quatro provas objetivas, de 45 questões de múltipla escolha cada, e uma prova de Redação. No primeiro dia, sábado (24), serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração total de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. Já no segundo dia, domingo (25), é a vez de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, de Redação e de Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos, uma hora a mais que no dia anterior.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até o terceiro dia útil após a realização da prova.

Para mais informações acesse o site no Enem 2015.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep